Foto: Guilherme Simon, Rádio Alternativa de Agudo
A prefeitura de Agudo vai reconstruir o pórtico de entrada do município com a ajuda de empresas. A definição aconteceu na manhã de quarta-feira.
O pórtico ficava na ERS-348, próximo do entroncamento com a RSC-287, foi destruído em um acidente na madrugada do dia 15. Um caminhão que passava pelo local por volta das 3h30min estava com caçamba erguida de acordo com o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar e, ao cruzar o pórtico, ela ficou presa na estrutura, que desabou. O motorista do caminhão não se feriu.
Pórtico de acesso a Agudo é destruído por um caminhão
Estiveram presentes na reunião integrantes do Rotary Club, Conselho Municipal de Turismo e de Cultura, que começaram a montar o plano para reerguer o pórtico. Além disso, a empresa Macofar, a qual pertence o caminhão que destruiu a estrutura, também procurou a prefeitura para auxiliar no ressarcimento do prejuízo causado por ela.
A prefeitura diz que o pórtico deve ser refeito no mesmo padrão do construído em 1992, baseado em um estilo germânico. O Poder Público, Rotary e Conselhos Municipais também vão levar em consideração o Decreto Municipal 80/2015 que institui como logomarca de identificação do Município, o Morro Agudo e o Pórtico de entrada.
Lista dos 2 mil PMs convocados pelo Estado será anunciada até sexta
"Com elementos arquitetônicos que remete à cultura germânica o pórtico, desde sua inauguração, identifica Agudo por associação visual. Saudava os visitantes em língua portuguesa e a despedida era grafada em língua alemã, em grafia gótica. Era composto por quatro colunas de concreto, no interior havia estrutura de ferro, revestida de madeira e com cobertura de telhas", disse a prefeitura, em nota.
- Queremos reconstruir o mais breve possível, assim como, toda a comunidade agudense espera por isso - afirmou o prefeito Valério Trebien.
Ainda não há informações sobre quanto precisará ser desembolsado para que o plano seja posto em prática.